Chamada - CLEI 2018


É com satisfação que convidamos a comunidade acadêmica e profissional a submeter trabalhos ao CLEI 2018 (XLIV Conferência Latino-americana de Informática).

A Conferência Latino-Americana de Informática (CLEI) é um evento anual organizado pelo Centro Latino Americano de Estudos de Informática e vem ocorrendo desde 1974, de modo itinerante pelos países da América Latina. Reúne pesquisadores, profissionais, docentes e estudantes em um fórum para discutir assuntos voltados para as áreas de Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação e demais cursos na área de Informática, além dos impactos diretos das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) na Sociedade como um todo. Tem como objetivo o intercâmbio de ideias, experiências e resultados de pesquisa nas áreas de interesse da comunidade, através de conferências, oficinas, tutoriais e painéis.



Datas Importantes



Envio de Trabalhos

Os trabalhos devem ser escritos em espanhol, português ou inglês e serão revisados por um comitê de programa internacional composto por membros da academia e indústria.



Formato para Envio de Trabalhos

Os trabalhos (completos, máximo 10 páginas), deverão ser submetidos, em PDF, no formato IEEE (Manuscript Templates for Conference Proceedings).

No texto do artigo para avaliação pela Comissão Científica não deverão ser incluídas informações que possibilitem a identificação dos autores. Assim, nomes, filiações e referências bibliográficas dos autores não deverão aparecer na versão inicial. Essas informações deverão ser incluídas somente na versão final do artigo.

Os artigos submetidos não devem estar publicados nem sob revisão para nenhuma outra conferência ou publicação nacional ou internacional.

Todos os artigos serão objeto de blind review por, pelo menos, dois elementos da Comissão Científica.

Os autores dos artigos aceitos terão, em sessão de trabalho da conferência, 15 minutos para a sua apresentação oral, mais 5 minutos para a sua discussão.

Os artigos submetidos deverão enquadrar-se nas grandes temáticas propostas em um dos eventos de CLEI (os tópicos propostos para cada temática são meramente indicativos para enquadrar os trabalhos, não se pretendendo restringí-los).



Publicação e indexação

Para garantir a publicação de um artigo aprovado nos Anais, pelo menos um dos autores terá de se inscrever na conferência e o artigo respeitar o formato sugerido e não exceder o número máximo inicial de páginas previsto. Adicionalmente, os autores de trabalhos que recebam recomendações de alteração do artigo, deverão seguir as mesmas, antes do envio da versão final.

Cada inscrição permitirá a publicação de até dois artigos aceitos. Para publicação de mais artigos será necessário o pagamento de uma taxa extra por cada artigo.

Os artigos (full papers) serão enviados para indexação na IEEE Xplore Digital Library.

Os melhores artigos serão selecionados para possível publicação nas seguintes revistas:

Os autores convidados para submeter a CLEI Electronic Journal deverão apresentar uma versão melhorada e expandida em inglês que passará por um novo processo de avaliação.