JoLAI - I Jornada Latino-Americana de Atualização em Informática

Chairs: André L. S. Kawamoto (UFTPR), Brasil kawamoto@utfpr.edu.br, Ana Grasiele Dionísio Corrêa (Mackenzie), Brasil ana.correa@mackenzie.br, Valéria Farinazzo Martins (Mackenzie), Brasil valeria.farinazzo@mackenzie.br



A JoLAI - I Jornada Latino-Americana de Atualização em Informática, evento satélite do CLEI-LACLO 2018, é composta por cursos de curta duração que visam apresentar a visão geral de um tópico de pesquisa ou tecnologia que seja de interesse da comunidade de Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Informática na Educação, Educação em Computação, além dos impactos diretos das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) de forma que o ouvinte tenha a oportunidade de aprender sobre um novo assunto vinculado à sua área de atuação e também de extrair elementos para serem aplicados em sua pesquisa e/ou prática. Compreende trabalhos de pesquisadores sêniores da nossa comunidade, oferecendo uma oportunidade única para acadêmicos e profissionais de informática atualizarem-se em temas diversos.

Convidamos a comunidade à proposição de minicursos para a I Jornada Latino-Americana de Atualização em Informática. Os minicursos podem ser introdutórios ou avançados e devem estar relacionados aos tópicos de interesse do CLEI-LACLO 2018, mas não restritos a este. Os autores das propostas selecionadas deverão preparar um texto com o material didático do seu curso para ser incluído como um capítulo de um livro a ser publicado. O texto passará por uma avaliação de revisores especializados; sua aprovação é uma condição para que o curso seja incluído no programa final da JoLAI.



Escopo e Público-alvo

Os minicursos a serem apresentados na I Jornada Latino-Americana de Atualização em Informática têm como público-alvo estudantes de graduação (preferencialmente) e de pós-graduação, pesquisadores, além de profissionais do mercado, e podem cobrir tanto conceitos e aspectos fundamentais (minicursos introdutórios) quanto tecnologias emergentes (minicursos avançados). Será dada preferência a minicursos com caráter mais prático, que, em suas propostas, destaquem estratégias para torná-los mais dinâmicos e para fomentar a interação entre instrutores e estudantes. O objetivo é evitar que os minicursos sejam baseados apenas em estratégias expositivas. Os autores das propostas selecionadas deverão preparar um texto com o material didático do seu curso para ser incluído como um capítulo a ser publicado em livro (formato eletrônico) do evento com ISBN.



Datas Importantes



Formato da Proposta Inicial

As propostas iniciais deverão ser submetidas na forma de um único arquivo em formato PDF para o email jolaicleilaclo@gmail.com, contendo as seguintes informações:



Formato da Versão Final

O texto final do capítulo (entre 15 e 25 páginas) deverá obedecer o formato da SBC e ser enviado tanto em formato PDF quanto em formato editável (Word/Latex) para o email jolaicleilaclo@gmail.com. Todo o material adicional necessário para a publicação (figuras, quadros, tabelas) deverá ser entregue junto com o texto (no caso de figuras, na resolução mínima de 300 dpi). O não cumprimento dos prazos ou o não atendimento aos pareceres dos revisores acarretará na exclusão da proposta do programa da JoLAI.



Condições para Aceite e Publicação

A seleção inicial das propostas será feita com base em um processo classificatório, decorrente da avaliação e discussão das propostas pelo Comitê de Programa. Os critérios de seleção incluirão:

O objetivo principal da JoLAI não é a divulgação de resultados de teses, dissertações, projetos de pesquisa, manuais de sistemas, etc., mas sim a disseminação de técnicas estabelecidas importantes na área acadêmica ou profissional, as quais muitos alunos não teriam oportunidade de cursar nas suas instituições de origem. Assim, o curso não deve refletir a visão específica de um único grupo de pesquisa na área proposta.

O texto do capítulo passará por uma avaliação de revisores especializados; sua aprovação é uma condição para que o curso seja incluído no programa final da JoLAI. Os critérios de revisão dos textos incluirão:

A Comissão se reserva o direito de rejeitar trabalhos que apresentem problemas relacionados a esses critérios que sejam inviáveis de correção em tempo hábil.