WLATAC - I Workshop Latino-Americano de Trabalhos em Andamento em Computação

Chairs: Paulo Sampaio (Unifacs), Brasil pnms.funchal@gmail.com, Israel Florentino dos Santos (Mackenzie), Brasil israel.santos@mackenzie.br



O WLATAC - I Workshop Latino de Trabalhos em Andamento em Computação, é um evento satélite do CLEI-LACLO 2018, o qual oferece uma oportunidade para compartilhar ideias a respeito de trabalhos em andamento no âmbito da graduação, pós-graduação e mercado de trabalho, favorecendo a troca de experiências, a promoção de discussões e colaborações entre pesquisadores das comunidades científica e profissional.

Incentivamos estudantes, pesquisadores e profissionais latino-americanos a enviar relatos de projetos de pesquisa originais em andamento vinculados aos temas abordados no CLEI-LACLO 2018 (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Informática na Educação, Educação em Computação, além dos impactos diretos das TICs - Tecnologias da Informação e Comunicação). Neste contexto, serão considerados para análise trabalhos em andamento referentes a Iniciações Científicas, Trabalhos de Graduação, Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado no formato de protótipos iniciais, ideias inspiradoras, dados intrigantes de pesquisa, problemas relevantes, análises conceituais fundamentadas em pesquisas científicas, mesmo que em processo de desenvolvimento.



Datas importantes



Envio de trabalhos

Os trabalhos devem ser escritos em espanhol, português ou inglês e serão revisados por um comitê de programa internacional composto por membros da academia e indústria.



Formato para Envio de Trabalhos

Os trabalhos (completos, máximo 2 páginas), deverão ser submetidos, em PDF, no formato IEEE (Manuscript Templates for Conference Proceedings).

No texto do artigo para avaliação pela Comissão Científica não deverão ser incluídas informações que possibilitem a identificação dos autores. Assim, nomes, filiações e referências bibliográficas dos autores não deverão aparecer na versão inicial. Essas informações deverão ser incluídas somente na versão final do artigo.

Os artigos submetidos não devem estar publicados nem sob revisão para nenhuma outra conferência ou publicação nacional ou internacional.

Todos os artigos serão objeto de blind review por, pelo menos, dois elementos da Comissão Científica.

Os autores dos artigos aceitos apresentarão, em sessão de pôsteres da conferência, em local e horário a serem definidos.



Publicação e indexação

Para garantir a publicação de um artigo aprovado nos Anais, pelo menos um dos autores terá de se inscrever na conferência e o artigo respeitar o formato sugerido e não exceder o número máximo inicial de páginas previsto. Adicionalmente, os autores de trabalhos que recebam recomendações de alteração do artigo, deverão seguir as mesmas, antes do envio da versão final.

Cada inscrição permitirá a publicação de até dois artigos aceitos. Para publicação de mais artigos será necessário o pagamento de uma taxa extra por cada artigo.

Os artigos serão publicados num livro, em formato eletrônico, do Workshop, com ISBN.



Comitê de Programa

Dr. Celso Saibel Santos, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil. Dr. Eduardo Marques, Universidade da Madeira (Uma), Portugal. Dr. Eldman de Oliveira Nunes, Universidade Salvador (UNIFACS), Brasil. Dr. Francisco Moo-Mena, Universidade Autónoma de Yucatán (UADY), México. Dr. Joberto Martins, Universidade Salvador (UNIFACS), Brasil. Dr. Marcos Da Silveira, Luxembourg Institute of Science and Technology (LIST), Luxembourg. Dr. Nestor Catano, Innopolis University, Russian Federation. Dr. Sérgio Fernandes, Universidade Salvador (UNIFACS), Brasil. Dra. Laura Margarita Rodríguez Peralta, Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla (UPAEP), México. Dra. Silvia Abrahão, Universitat Politècnica de València (UPV), Espanha.